sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FORRO

O FORRO ou REBAIXAMENTO como também é conhecido, é uma forração com placas em gesso com distância minima de 12cm da laje existente. Temos 2 tipos de forro em gesso: Plaquinha, como é conhecido o forro de placas de 60x60cm e o Acartonado que são de placas em gesso acartonado que medem 1,20x1,80m e 1,20x2,40m.

O Forro de Plaquinha é instalado com pinos de aço e arames onde são feitas as amarrações nas placas e o chumbamento ( que é feito com massa de gesso e estopa de juta ). Após a instalação, é dado o acabamento na parte de baixo onde ficam as imendas. É importante saber a origem das placas quando se contrata o gesso, pois existem placas de baixissima qualidade que já vem empenada da fundição. Isso explica a diferença de preço de umas empresas para outras e o resultado com efeito de tabuleiro de dama.


O Forro em gesso acartonado é instalado com tambem com pinos de aço ou parafusos que prendem os tirantes ( um tipo de arame grosso ) na laje. Os tirantes seguram as canaletas de aço onde as placas são parafusadas para iniciar a forração.


O resultado final é o mesmo de ambos os forro. O Acartonado é mais indicado para metragens em um mesmo ambiente muito grande pois seu modo de instalação faz o meio fique mais resistente a rachaduras do que o gesso de plaquinha. Sua instalação é mais mais rapida e mais limpa tambem o que o torna mais caro do o gesso de plaquinha.

É importante saber que forros acima de 4m² devem ter obrigatóriamente DILATAÇÃO que nada mais é o conhecido Forro Tabicado. Essas dilatações levam o nome de TABICA, BAGUETE ou JUNTA de DILATAÇÃO. O risco de rachaduras principalmente em predios novos devido o assentamento ou imoveis em avenidas muito movimentadas faz com que a dilatação seja necessaria!

A dilatação do forro é um vão de aproximadamente 2cm que fica entre a parede e o forro. Geralmente são completamente fechados para não haver vazão de luz e evitar acumulo de pó ou insetos.

O lado positivo do forro ( qualquer um dos citados acima ) é a iluminação que pode ser customizada conforme o projeto do arquiteto ou gosto do cliente deixando o ambiente mais aconchegante e com uma decoração diferenciada.





Uma ressalva para quem nunca contratou esses seviços em gesso, principalmente Forro: O sucesso na finalização de um forro está na pintura! O masseamento deverá ser realizado por um pintor profissional que saiba executar todo o processo de masseamento  no forro antes que seja dada as demãos de tinta. Geralmente esses serviços são oferecidos pela mesma empresa e não executado pelo mesmo instalador. A execução do masseamento e da pintura são serviços feitos por pintores e não por gesseiros, até porque o forro tem que estar complemente seco para receber esse acabamento. A secagem do gesso deve ocorrer em aproximadamente 7 a 10 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário