Bem, se você estiver com tempo de sobra para resolver o que fazer quanto a decoração e se mudar para o apartamento novo, que maravilha! Agora se você tem mais ou menos 30 dias para fazer as devidas melhorias e se mudar, temos um problema!!!
Problema este que só se resolve com paciência!
As vezes, alguns clientes não conseguiram se planejar para decorar ou até mesmo realizar os acabamentos necessários para habitar seu apartamento novo, porque vendeu o apartamento que reside atualmente antes do previsto, ou houve um atraso na obra por parte da construtora, ou de repente nem estava nos planos adquirir um novo imóvel e apareceu uma boa oportunidade. O que fazer com um prazo tão curto?
Embora você esteja com tão pouco tempo, é extremamente necessário que pare e planeje! Se possível procure um auxilio profissional, alguém que possa entregar a você, não só uma ideia bacana, mas também que te auxilie a resolver um assunto que você não entende. Para isto o mercado disponibiliza arquitetos especializados em decoração de interiores, designers ou decoradores. Agora se você tem tempo, entende um pouco do assunto e tem certeza que dá conta do recado, ai vai algumas dicas:
1°. Inclua no seu cronograma “o imprevisto”
É importantíssimo levar em conta que quando se trata de obras, o imprevisto tem que ser previsto. Não trabalhe com prazos justos, não obrigue a empresa ou o prestador que você contratar a dizer a data que você quer ouvir. Peça para que ele jogue limpo quanto a data de inicio, quando ele realmente pode começar. Se ele for um profissional de verdade estará interessado com certeza em atende-lo o quanto antes, afinal quanto mais rápido terminar um serviço, mais rápido inicia outro. Mas ainda assim, o ideal é trabalhar com até 2 dias de atraso para o inicio combinado e até 3 dias de atraso para a data de finalização em trabalhos mais elaborados, como gesso, revestimentos e pintura.
2°. Não atropele a execução dos trabalhos
Tentar colocar todos os prestadores de serviços dentro do seu apartamento para executar vários serviços ao mesmo tempo pode ser um poderosíssimo contratempo para sua obra. Eles podem começar a se atrapalhar e demorar muito mais do que o previsto para finalizar. Sem contar que em alguns casos, eles excedem o prazo combinado para execução de sua obra e acaba indo iniciar outra obra por causa da obstrução da sua obra e voltando somente na finalização desta obra. Isso causa um transtorno imenso.
3°. Escreveu e não leu? A obra parou!
Ao receber os orçamentos, assinar contratos ou solicitar algum tipo de serviço a algum prestador, certifique que ambos entenderão o que é para ser feito. Anote suas duvidas e as esclareça. Leia atentamente os contratos, veja sobre garantia, o que esta contratação contempla, pergunte. Escreva tudo o que pedir ao prestador contratado diretamente por você, anote o valor abaixo para controlar melhor os valores e evitar o famoso “mas isso não está incluso”
4°. As vezes a ansiedade está escondida atrás da pressa
Tudo que é novo é uma delicia não é?! Ai dá uma vontade de ver pronto, de mostrar para a família e os amigos a casa nova, de usufruir logo da nova aquisição... mas cautela! Não saia comprando moveis e artigos de decoração sem ter certeza que cabe, que encaixa e que adéqua. Tome um cuidado em especial com mesas de jantar e sofás. A medida errada desses dois itens podem atrapalhar muito a sua principal área social da sua casa: a sala!
5°. Na duvida, não ultrapasse
Tem algumas partes da sua obra que são difíceis mesmo de resolver na obra. Mas você preciso ser ágil também. Tenha certeza do que escolheu não inicie nada sem ter absoluta certeza. Alem de gerar custos gera atrasos! Fique atento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário